O que é WebQuest?
A WebQuest é uma atividade didática
para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a
Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o
pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua
criatividade.
O principal objetivo da WebQuest é
desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e
perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos
ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a
idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores
resultados se realizada em grupos.
Pelas WebQuests, propõem-se aos
alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles
expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por
exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma
região.
Desse modo, as WebQuests utilizam
problemas ou situações do mundo real e tarefas autênticas para despertar o
interesse dos alunos. Sua base teórica é construtivista, o que permite aos
alunos transformar a informação e compreendê-la. Suas estratégias de
aprendizagem colaborativa ajudam os estudantes a desenvolver habilidades e a
contribuir com o produto final do grupo, que pode ser uma produção escrita,
oral ou eletrônica, uma obra teatral, um jornal escolar e um material de
divulgação, entre outros.
Podemos distinguir seis elementos em
uma Webquest:
Introdução:
apresenta as informações básicas aos
alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além
disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho,
isto é, motivá-los para começar.
Tarefa: descreve o que os alunos deverão elaborar ao
finalizar o trabalho. Os projetos podem ser uma página Web, uma apresentação em
PowerPoint ou uma exposição oral do tema trabalhado (de acordo com o que o
professor planejou).
Processo: especifica os passos que os alunos devem fazer
para concretização da tarefa, incluindo orientações sobre como subdividir as
tarefas, detalhes dos papéis que podem assumir cada um dos alunos e estratégias
de trabalho.
Recursos: disponibiliza aos alunos uma lista de sites Web a
serem consultados para a realização do trabalho. Previamente, o professor tem
que verificar se esses sites são confiáveis e estão atualizados de acordo com o
tema em questão. Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita
desvios do tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da
Internet.
Avaliação:
nessa parte, são explicados os
critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho.
Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.
Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido.
Fonte: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233
PARA SABER COMO ELABORAR UMA WEBQUEST, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA VER OS VÍDEOS.
http://mais.uol.com.br/view/i54gm6ahdxbb/webquest--como-construir---parte-1-04023362CCA94366?types=A&
http://mais.uol.com.br/view/i54gm6ahdxbb/webquest--como-construir---parte-2-04023672CCA94366?types=AV&
PARA VER ALGUNS EXEMPLOS DE WEBQUESTS, CLIQUE NOS LINKS ABAIXO.
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=17307&id_pagina=1
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=3131&id_pagina=1
Você encontrará mais material sobre o assunto na Biblioteca > Material do Professor, no ambiente do curso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário