COMO SE FAZ UM
DIÁRIO DE BORDO
O diário de bordo é um meio de os
alunos registrarem as suas atividades, reflexões, os seus comentários sobre o
modo como o trabalho que desenvolvem em grupo ou individualmente se processa. É
uma forma privilegiada de o seu autor descrever e refletir sobre os problemas
que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e
da forma de os superar. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as
práticas, de se pensar a própria aprendizagem.
O que se registra no diário de
bordo?
Sendo o diário de bordo o relato de
uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode-se afirmar que é um instrumento
de registro diário (daí a sua designação!). Deve-se anotar o local onde
decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que
se fez individualmente ou em grupo. O registro tem de terminar com uma
avaliação, uma reflexão sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no
processo de trabalho, as consequências futuras, etc.
Se, por exemplo, você for fazer uma
consulta à biblioteca, registre: o local, dia, hora, o livro (ou outro
material) que consultou, o resultado da pesquisa e a forma de registro. Termine
a entrada no diário de bordo com o balanço da tarefa dando uma reflexão crítica.
Para se fazer um registro não é
necessário que a atividade seja bem-sucedida: por exemplo, dirijo-me a uma
instituição para recolher material e não consigo. Devo fazer este registro e
escrever as minhas conclusões sobre o sucedido. No diário de bordo posso também
registrar as questões que quero colocar ao professor, reflexões sobre a forma
como o grupo está trabalhando. Podem ser dadas indicações adicionais no
contexto da turma, do projeto que está
sendo desenvolvido.
Não há um formulário específico para
fazer o registro. Deve-se usar, contudo, um formulário simples para ajudar a
organizar o diário de bordo que irá fazer parte integrante do seu portfólio.
Vantagens do diário de bordo
As vantagens do diário de bordo são
várias, o que justifica a sua utilização por muitos professores. Vamos apenas
citar algumas delas:
§ documenta
o trabalho: o diário de bordo é um dos testemunhos das atividades desenvolvidas;
§ organiza
as reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o trabalho;
§ ajuda a fazer a autoavaliação ao longo do
desenvolvimento do projeto;
§ promove
hábitos de reflexão crítica e de escrita;
§ dá ao professor uma perspectiva do
trabalho que desenvolvido, da aprendizagem -
um bom instrumento de avaliação.
Um bom registro
Pode-se perguntar: o que é um bom registro de um diário de
bordo? É o registro que:
§ faz uma descrição rigorosa da
atividade;
§ respeita as referências requeridas:
dia, hora, local, recursos;
§ centra a descrição nos seus aspectos
essenciais;
§
inclui uma reflexão crítica e comentários significativos.
É importante a apresentação e a forma como está redigido. O
cumprimento de prazos e o número de entradas são fatores de valorização.
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