Elaborando um Diário de Bordo


COMO SE FAZ UM DIÁRIO DE BORDO

O diário de bordo é um meio de os alunos registrarem as suas atividades, reflexões, os seus comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolvem em grupo ou individualmente se processa. É uma forma privilegiada de o seu autor descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria aprendizagem.

O que se registra no diário de bordo?
Sendo o diário de bordo o relato de uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode-se afirmar que é um instrumento de registro diário (daí a sua designação!). Deve-se anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que se fez individualmente ou em grupo. O registro tem de terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.
Se, por exemplo, você for fazer uma consulta à biblioteca, registre: o local, dia, hora, o livro (ou outro material) que consultou, o resultado da pesquisa e a forma de registro. Termine a entrada no diário de bordo com o balanço da tarefa dando uma reflexão crítica.
Para se fazer um registro não é necessário que a atividade seja bem-sucedida: por exemplo, dirijo-me a uma instituição para recolher material e não consigo. Devo fazer este registro e escrever as minhas conclusões sobre o sucedido. No diário de bordo posso também registrar as questões que quero colocar ao professor, reflexões sobre a forma como o grupo está trabalhando. Podem ser dadas indicações adicionais no contexto da turma, do projeto que está  sendo desenvolvido.
Não há um formulário específico para fazer o registro. Deve-se usar, contudo, um formulário simples para ajudar a organizar o diário de bordo que irá fazer parte integrante do seu portfólio.

Vantagens do diário de bordo
As vantagens do diário de bordo são várias, o que justifica a sua utilização por muitos professores. Vamos apenas citar algumas delas:
§ documenta o trabalho: o diário de bordo é um dos testemunhos das atividades  desenvolvidas;
§ organiza as reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o  trabalho;
§ ajuda  a fazer a autoavaliação ao longo do desenvolvimento do projeto;
§ promove hábitos de reflexão crítica e de escrita;
§ dá ao professor uma perspectiva do trabalho que desenvolvido, da aprendizagem -  um bom instrumento de avaliação.

Um bom registro
Pode-se perguntar: o que é um bom registro de um diário de bordo? É o registro que:
§ faz uma descrição rigorosa da atividade;
§ respeita as referências requeridas: dia, hora, local, recursos;
§ centra a descrição nos seus aspectos essenciais;
§ inclui uma reflexão crítica e comentários significativos.

É importante a apresentação e a forma como está redigido. O cumprimento de prazos e o número de entradas são fatores de valorização.

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